domingo, 13 de julho de 2008

Artigo


Autoconhecimento
O ser humano é essencialmente um ser social, Constatantemente encontramos pessoas, e nos deparamos com situações que possibilita ensinar algo do mundo e de nós mesmos.
Diariamente ao encontrar outra pessoa somos logo tomados pela questão: como essa pessoa que chega esta se sentindo nesse momento? Daí perguntamos: como vai você?
Geralmente obtemos como resposta algo parecido como: Vou bem, e você ? - certamente essa pessoa também se tocou com sua presença e se perguntou sobre você.
Nossa resposta segue geralmente esse roteiro: Vou bem também.
Mas nalgum momento você já se perguntou se essa era a resposta mais adequada ao que está sentindo de sua vida ?
Atualmente somos estimulados a alcançar esse estado de bem-estar de muitas formas, leituras, ginastica, remédios, e por ai vai.
No entanto, quando essas atividades não suprem seus mais verdadeiros anseios podem provocar novamente o questionamento: Como eu gostaria que minha vida estivesse?
Inúmeros são os caminhos para se chegar a sua resposta. Vou aqui indicar dois: a meditação e a psicoterapia.
Ao contrário do que se passa no imaginário coletivo, meditar não é sair por ai , “levitando”. Meditar é o estado mental que se pretende alcançar ao simplesmente se colocar numa posição confortável fechar os olhos e procurar “silenciar” a mente , observando-se sem julgamentos, os pensamentos e sensações que lhe ocorrer durante o período esse período. - Apenas respire e se observe.
Entendo psicoterapia como um processo que ocorre individual, em grupo ou em domicílio que visa a promoção de autoconhecimento ( talentos e aptidões), entender de que forma o aprisionamento no passado impede o sucesso no presente identificando o que é falso em si e caminhar em direção as suas verdades.
Essas e outras questões a respeito da psicoterapia você encontra no site: www.aprimore.com.br
Kleber de Almeida Soares
psicólogo e psicodramatista
Praça Oswaldo Cruz, 124 conj: 105. Paraíso.
Telefone: 3285-1837 / 7267-7397.

Nenhum comentário:

Postar um comentário